domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ayurveda: Ciência da Longa Vida


Um dos mais antigos sistemas de cura do mundo, a ayurveda começou a se desenvolver na Índia há cerca de 5.000 anos. É baseada no entendimento do ser humano como um conjunto de corpo, mente e espírito. Tendo o conceito de saúde como o equilíbrio desses elementos.
A palavra Ayurveda tem origem sânscrita, onde Ayur significa vida e Veda, ciência, conhecimento. Sendo assim, Ayurveda é traduzida como Ciência da Vida.
De acordo com a Ayurveda, todo ser humano é um fenômeno único da consciência cósmica, manifestado através dos cinco elementos básicos da natureza (terra, água, fogo, ar e espaço). A partir da combinação desses elementos são formados três biotipos constitucionais, denominados doshas (vata - pitta - kapha). São esses princípios vitais que são responsáveis pelas variações na forma física de cada pessoa, assim como também nos aspectos psicológicos, emocionais e sociais.

O atendimento ayurvédico começa por uma completa consulta onde se define o dosha (código energético original) e os desequilíbrios existentes, através de uma detalhada anamnese que inclui um grande número de características físicas, psíquicas e energéticas.

Dentre as características físicas analisadas pelo terapeuta estão: exame da língua, dos olhos, unhas, mãos, pulso, abdômen, face e outros. Inteiramente baseado nesta definição, é instituído o tratamento que inclui:

1. Meditação: técnicas diversas que auxliam no equilíbrio dos doshas. É o processo de aquietamento gradativo da mente, que nos permite acessar o silêncio interior, nossa verdadeira essência, o campo de infinitas possibilidades.
2. Orientação alimentar: Segundo o ayurveda, a alimentação é um dos métodos mais eficazes no tratamento, prevenção e manutenção da saúde. Com base nisso, o terapeuta orienta os alimentos mais indicados de acordo com a constituição ayurvédica.
3. Fitoterapia: uso de plantas medicinais, através de chás, emplastos (lepa), massagens e na própria alimentação.
4. Rotina diária (Dinacharya): organização de uma rotina de práticas diárias adequadas à restauração e à manutenção da saúde
5. Yogaterapia: exercícios psicofísicos associados a técnicas respiratórias, devidamente preparadas e adaptadas a cada pessoa.
6. Purvakarma: procedimentos terapêuticos que incluem os tratamentos de snehana (oleação) e swedana (calor). Dentre eles temos:
Shirodhara: fluxo contínuo de óleo morno na região da cabeça. Produz um profundo relaxamento.
• Abhyanga: massagem feitas com óleo medicado, com estímulo de pontos energéticos, chamados marmas.
• Shiroabhyanga: massagem realizada na região da cabeça, face e pescoço com estímulo dos pontos marmas
• Swedana: banho de vapor aquecido e medicado com ervas e óleos essenciais.
• Garshana: estímulo da pele realizado com uma luva de seda e pós medicinais. Possui um efeito revitalizante.
• Udwartana: massagem realizada com pó de ervas medicinais, que melhora a qualidade da pele, tonifica os músculos, remove celulite e diminui a flacidez.
• Pinda Sweda: massagem realizada com trouxinhas aquecidas, feitas a base de arroz e ervas medicinais. Proporciona um profundo relaxamento e nutrição dos tecidos.
• Bastis externos: Envoltório feito a base de uma massa cereais e ghee ou óleo medicado. É aplicado em regiões específicas do corpo como: joelho, lombar, cervical...
7. Panchakarma (processos de desitoxicação):
* Suaves: produz limpeza interior do organismo através do uso de óleos, ervas medicinais, massagens, dietas anti-toxina (anti-ama).
* Intensos: desintoxicação mais profunda do organismo agregando-se técnicas de limpeza interna profunda, os chamados Pancha-Karmas.
8. Rasayana: técnicas voltadas ao rejuvenescimento, a beleza e a prevenção do envelhecimento.

Através dessas técnicas a Ayurveda busca trazer saúde não só física, mas também mental e espiritual. Fazendo com que possamos estar em harmonia com nós mesmos e com os ciclos da natureza. O objetivo da Ayurveda não é só lidar com a doença e auxiliar a sua cura, mas com a vida em geral, nos trazendo mais equilíbrio e também longevidade.